terça-feira, agosto 31, 2004

Objectivos e metodologia

Objectivos e competências visadas

Esta formação visa proporcionar aos formandos conhecimentos e competências, que conjuntamente com o domínio de técnicas específicas, lhes possibilitem a correcta utilização e a melhor rentabilização dos equipamentos e recursos técnico-pedagógicos e didácticos, em situações de formação profissional.
Visa igualmente, proporcionar conhecimentos e competências, que lhes permitam construir apresentações personalizadas em PowerPoint.

Desta forma, é essencial que o formando, no final da formação, seja capaz de:
1 - Caracterizar os principais recursos didácticos;
2 - Reconhecer as vantagens e desvantagens de utilização de determinado meio numa
situação de formação específica;
3 - Operar de forma adequada os diversos equipamentos audiovisuais e multimédia;
4 - Conceber e produzir recursos didácticos.


Estrutura do Curso / Apresentação do Percurso Formativo

Este curso terá a seguinte estrutura:
1. Introdução aos recursos didácticos
2. Os recursos didácticos na formação
3. A importância dos sentidos no processo de aprendizagem
4. Classificação dos meios audiovisuais ou recursos didácticos, segundo os sentidos
5. Motivos que justificam o uso dos meios audiovisuais
6. Factores que podem condicionar a escolha dos recursos didácticos
7. Conceitos gerais de utilização
8. Os meios visuais não projectáveis
• Quadro branco magnético
• Quadro de conferência
• Documentos gráficos
• Modelos e maquetes
• Recursos do meio ambiente
9. Os meios visuais projectáveis
• Episcópio
• Projector de diapositivos
• Retroprojector
• Painel de cristais líquidos ou Data Show
10. Regras para a elaboração de documentos projectáveis
11. Algumas noções sobre estética de imagem
12. Colocação e atitude do formador
13. Os meios audiovisuais
• Diaporama
• Televisão e vídeo: Interligações
• Apresentador Visual Electrónico
• Projectores de Data / Vídeo ou Multimédia
14. Impacto do multimédia na formação
15. O computador como recurso didáctico
• O scanner
• A máquina fotográfica digital
• A impressora, como periférico para produção de transparências
16. O PowerPoint como ferramenta base para a produção de apresentações
• A janela do PowerPoint
• Criar ideias com o assistente de conteúdo automático
• Como realizar apresentações
• Trabalhar com menús e com a barra de ferramentas
• Criar novas apresentações
• Abrir uma apresentação já existente
• Escolher modelos
• Criar e formatar uma caixa de texto
• Inserir imagens de clipart ou de ficheiro, recorrendo a vários periféricos
• Escolher e criar fundos
• Manipulação de objectos
• Criar linhas e setas
• Desenhar formas geométricas
• Definir cores e sombras para objectos
• Criar um objecto em 3D
• Copiar e colar objectos
• Modelos globais
• Inserir objectos multimédia
• Inclusão de imagens, recorrendo a vários periféricos
• Inserir sons de ficheiro e de CD
• Gráficos, organogramas e diagramas
• Apresentações personalizadas
• Hiperligações
• Finalizar uma apresentação com o organizador de diapositivos
• Personalizar as páginas de notas
• Personalização de apresentações
• Efeitos de animação
• Apresentações interactivas
17. Concepção, realização e produção de apresentações personalizadas
18. Gravação em CD-ROM dos trabalhos produzidos
19. Apresentação final ao grupo, com discussão dos trabalhos.


Metodologias de desenvolvimento da formação

A metodologia de desenvolvimento desta acção de formação é essencialmente activa e assente no desenvolvimento de um conjunto de actividades, tarefas e trabalhos individuais.
Naturalmente, que este tipo de formação implica a utilização de outros métodos pedagógicos, nomeadamente: Expositivo, Interrogativo e Demonstrativo, que serão aplicados alternadamente, tendo como objectivo primeiro, a dinâmica de todo o processo formativo.


Planificação da Formação

A distribuição da carga horária pelos vários conteúdos programáticos, enunciados e numerados na estrutura do curso, será a seguinte:
• Do ponto 1 ao ponto 15 ……………….. 10 H 30
• Para o ponto 16 ………………………… 10 H 30
• Para o ponto 17 ………………………… 07 H 00
• Para os pontos 18 e 19 ………………... 07 H 00
A duração total para este acção é de ......................... 35 H 00

9 comentários:

Anónimo disse...

exhilarated illustriousness and unsurpassed utility cheap nike shoes by cheapnikeshoesfree.blogspot.com competitive molest!
jesuitical amount GHD hair straighteners form ghd-hair-straighteners-nz.blogspot.com important spur!
We manage endorsed GHD hair straighteners form ghdhairstraighteners-nz.blogspot.com online depend on!
people all in buttress of cheap nike shoes cheapnikefreerun-shoes.blogspot.com mankind at accounted after germane!
All items are on on proffer burberry outlet on burberry-outlet-online2013.blogspot.com our shoes against randomly!

Anónimo disse...

Get the application notarized and include an impression of your right thumbprint. [url=http://www.michaelkorsehandbags.com]michael kors[/url]
[url=http://www.uggbootonlinesale.co.uk]ugg uk sale[/url] cueqcbf waqunuz [url=http://www.michaelkorshangbagsshop.com]michael michael kors hamilton large logo tote[/url] wsebcax [url=http://www.uggssnowbootssale.com]http://www.uggssnowbootssale.com[/url] nrkszid
sjpfvqn [url=http://www.beatsbydresoutletsa.com]cheap dre beats[/url]

Anónimo disse...

So if I thought OBL wouldn't be found by november, I would be willing to pay 77 cents to make ~25% in 6 months. [url=http://www.michaelkorsehandbags.com]michael kors outlet online[/url]
[url=http://www.uggbootonlinesale.co.uk]ugg boots outlet[/url] mxkgtqt plmbstn [url=http://www.michaelkorshangbagsshop.com]michael kors bag[/url] klafrfh [url=http://www.uggssnowbootssale.com]cheap uggs boots[/url] sbqlmtt
pfzkeaz [url=http://www.beatsbydresoutletsa.com]beats by dr dre[/url]

Anónimo disse...

They should be able to shift position when they want to, which means that there shouldn't be bags and boxes in the floorboards or between the seats. [url=http://www.michaelkorsehandbags.com]cheap michael kors totes[/url]
[url=http://www.uggbootonlinesale.co.uk]ugg uk[/url] evxmkwv sbycmwk [url=http://www.michaelkorshangbagsshop.com]discount michael kors bags[/url] kyncihl [url=http://www.uggssnowbootssale.com]uggs for sale[/url] clqpjev
wpvzruk [url=http://www.beatsbydresoutletsa.com]beats by dre sales[/url]

Anónimo disse...

[url=http://www.cheapjerseysgame.com/]Cheap Jerseys China[/url]

It was certainly more complex than can be deduced by analogy and from studies of the primates Harding: Return to normalcy Joe Biden: Get Rid of Lunacy!1924 Calvin Coolidge: Keep cool with Coolidge Coolidge was still alive when I was born but I never met him2 Here's an easier way

[url=http://www.broncosauthenticjerseys.com/]Peyton Manning Elite Jersey[/url]

It is like an old pal who always steps in to keep a conversation going when we run low on original ideasAfter all, you bought it for its mobility, and it's nice to stay in touch via email with your family and friends back home Old habits are hard to break! Habits are especially hard to break when there is no support for the new skills and behaviors back in the workplace

[url=http://www.goldentatejersey.com/]Golden Tate Nike Jersey[/url]

Anónimo disse...

No sign/song subtitle track is included. [url=http://www.vanessabrunosacshop.com]cabas vanessa bruno soldes[/url] The police turned to the press and told them that they were now looking for female suspects. [url=http://www.wintercanadagoose.com]canada goose outlet[/url] Ljaqjhzav
[url=http://www.mulberryinoutlet.co.uk]Mulberry Brirfcase[/url] Xvqgtmhpq http://www.canadagooseparkaca.ca ellfkcxtz

Anónimo disse...

The river is wide and calm and makes it a great place for youngsters and beginners. [url=http://www.vanessabrunosacshop.com] vanessa bruno boutiques [/url] Signs of distress happen only when your dog doesn't have access to you is defined as separation anxiety. [url=http://www.wintercanadagoose.com]canada goose chilliwack[/url] Orjzprzgx
[url=http://www.mulberryinoutlet.co.uk]Mulberry Brirfcase[/url] Spkksbgci [url=http://www.canadagooseparkaca.ca]canada goose outlet toronto[/url] ashmoxwro

Anónimo disse...

top [url=http://www.c-online-casino.co.uk/]uk casinos[/url] coincide the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]free casino games[/url] free no set aside hand-out at the foremost [url=http://www.baywatchcasino.com/]free casino games
[/url].

Anónimo disse...


[url=http://shenenmaoyie.fashionblog.com.br/][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyie.novelablog.com.br/][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyis.wordpress.com/][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyie.bravesites.com/][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shensacen.bloghi.com/][b]sac longchamp[/b][/url]