terça-feira, agosto 31, 2004

Objectivos e metodologia

Objectivos e competências visadas

Esta formação visa proporcionar aos formandos conhecimentos e competências, que conjuntamente com o domínio de técnicas específicas, lhes possibilitem a correcta utilização e a melhor rentabilização dos equipamentos e recursos técnico-pedagógicos e didácticos, em situações de formação profissional.
Visa igualmente, proporcionar conhecimentos e competências, que lhes permitam construir apresentações personalizadas em PowerPoint.

Desta forma, é essencial que o formando, no final da formação, seja capaz de:
1 - Caracterizar os principais recursos didácticos;
2 - Reconhecer as vantagens e desvantagens de utilização de determinado meio numa
situação de formação específica;
3 - Operar de forma adequada os diversos equipamentos audiovisuais e multimédia;
4 - Conceber e produzir recursos didácticos.


Estrutura do Curso / Apresentação do Percurso Formativo

Este curso terá a seguinte estrutura:
1. Introdução aos recursos didácticos
2. Os recursos didácticos na formação
3. A importância dos sentidos no processo de aprendizagem
4. Classificação dos meios audiovisuais ou recursos didácticos, segundo os sentidos
5. Motivos que justificam o uso dos meios audiovisuais
6. Factores que podem condicionar a escolha dos recursos didácticos
7. Conceitos gerais de utilização
8. Os meios visuais não projectáveis
• Quadro branco magnético
• Quadro de conferência
• Documentos gráficos
• Modelos e maquetes
• Recursos do meio ambiente
9. Os meios visuais projectáveis
• Episcópio
• Projector de diapositivos
• Retroprojector
• Painel de cristais líquidos ou Data Show
10. Regras para a elaboração de documentos projectáveis
11. Algumas noções sobre estética de imagem
12. Colocação e atitude do formador
13. Os meios audiovisuais
• Diaporama
• Televisão e vídeo: Interligações
• Apresentador Visual Electrónico
• Projectores de Data / Vídeo ou Multimédia
14. Impacto do multimédia na formação
15. O computador como recurso didáctico
• O scanner
• A máquina fotográfica digital
• A impressora, como periférico para produção de transparências
16. O PowerPoint como ferramenta base para a produção de apresentações
• A janela do PowerPoint
• Criar ideias com o assistente de conteúdo automático
• Como realizar apresentações
• Trabalhar com menús e com a barra de ferramentas
• Criar novas apresentações
• Abrir uma apresentação já existente
• Escolher modelos
• Criar e formatar uma caixa de texto
• Inserir imagens de clipart ou de ficheiro, recorrendo a vários periféricos
• Escolher e criar fundos
• Manipulação de objectos
• Criar linhas e setas
• Desenhar formas geométricas
• Definir cores e sombras para objectos
• Criar um objecto em 3D
• Copiar e colar objectos
• Modelos globais
• Inserir objectos multimédia
• Inclusão de imagens, recorrendo a vários periféricos
• Inserir sons de ficheiro e de CD
• Gráficos, organogramas e diagramas
• Apresentações personalizadas
• Hiperligações
• Finalizar uma apresentação com o organizador de diapositivos
• Personalizar as páginas de notas
• Personalização de apresentações
• Efeitos de animação
• Apresentações interactivas
17. Concepção, realização e produção de apresentações personalizadas
18. Gravação em CD-ROM dos trabalhos produzidos
19. Apresentação final ao grupo, com discussão dos trabalhos.


Metodologias de desenvolvimento da formação

A metodologia de desenvolvimento desta acção de formação é essencialmente activa e assente no desenvolvimento de um conjunto de actividades, tarefas e trabalhos individuais.
Naturalmente, que este tipo de formação implica a utilização de outros métodos pedagógicos, nomeadamente: Expositivo, Interrogativo e Demonstrativo, que serão aplicados alternadamente, tendo como objectivo primeiro, a dinâmica de todo o processo formativo.


Planificação da Formação

A distribuição da carga horária pelos vários conteúdos programáticos, enunciados e numerados na estrutura do curso, será a seguinte:
• Do ponto 1 ao ponto 15 ……………….. 10 H 30
• Para o ponto 16 ………………………… 10 H 30
• Para o ponto 17 ………………………… 07 H 00
• Para os pontos 18 e 19 ………………... 07 H 00
A duração total para este acção é de ......................... 35 H 00

segunda-feira, agosto 30, 2004

Os Formadores


Blog nobre
Originally uploaded by cesar teixeira.
Eu sou o António Nobre, conceptor do Referencial de Formação "Exploração Pedagógica de Recursos Didácticos - do Audiovisual ao Multimédia".
Serei também, Formador nas Acções baseadas neste Referencial.
A minha experiência como Formador, ao longo dos anos, reporta-se essencialmente ao módulo de Recursos Didácticos, em Cursos de Formação Pedagógica de Formadores e, em Acções de Formação sobre o Microsoft Office PowerPoint. Muitos foram também, os Cursos de Diaporamas por mim ministrados, no Instituto do Emprego e Formação Profissional.
A forma como me revejo em Formação, tem sempre de passar por uma completa transparência e sinceridade, valores esses sempre presentes no meu dia-a-dia.
Entendo e, é assim que gosto de estar, que a formação, nomeadamente a formação profissional, é sempre uma troca responsável de saberes e de experiências.
Vamos trabalhar juntos durante algum tempo. Espero que esse tempo seja bastante agradável.
Podem-me contactar através do mail: antonio.nobre@iefp.pt
Desejo-vos as maiores felicidades.




O meu nome é Luis Relvas. Também já fui formador deste curso.
Sou técnico principal do IEFP.
Trabalho no Centro de Audiovisuais do CNFF.

A minha principal função é a produção de recursos didácticos para apoio à formação.
Sou formador certificado a exercer estas funções no CNFF/CANT e em Centros Protocolares do IEFP.
Também faço formação noutras áreas, em entidades externas ao IEFP.
Tenho 15 anos de experiência e mais de 3000 horas de formação ministradas.
Também sou formador e conceptor do Referencial de Formação do curso "Utilização do PowerPoint para Desenvolvimento de Produtos Interactivos para a Formação".

Se quiser saber mais a meu respeito consulte o meu Blog

Apresentação


foto_apresentacao
Originally uploaded by cesar teixeira.


Este Blog destina-se a disponibilizar informação acerca da acção de formação Utilização Pedagógica dos Recursos Didácticos - do Audio-visual à multimédia.

O Referencial desta acção de formação foi elaborado pelo técnico António Nobre no âmbito do desenvolvimento de Referenciais para as acções de formação contínua para o Centro de Aprendizagem de Novas Tecnologias (CANT), unidade do Centro Nacional de Formação de Formadores (CNFF).

Neste Blog vão encontrar todas as informações referentes à acção referida bem como os dados pessoais do autor e formador da acção.

Podem-me contactar acerca desta e das outras acções do Centro Nacional de Formação de Formadores (CNFF) através do mail: cesar.teixeira@iefp.pt ou então cesar.teixeira@sapo.pt.

Até breve...

César Teixeira